unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/10/10

Mercado permanece incerto sobre alta temporada

Uma das principais dúvidas do mercado de transporte marítimo é se ainda haverá um pico de movimentações em 2010. A Union Pacific, considerada uma dos maiores operadoras intermodais dos Estados Unidos, afirmou acreditar em uma alta temporada para o mês de outubro, mas com volumes irregulares ao invés de uma ascensão pronunciada.

Segundo a companhia, os varejistas teriam encomendado as mercadorias mais cedo neste ano, o que já teria desencadeado um incremento nos volumes, conforme dados da NRF (National Retail Forum, Fórum Nacional de Varejo), que representa as principais cadeias de comércio dos EUA.

Outras projeções da indústria não são tão positivas. O CEO da CEVA Logistics, John Patullo, disse que a alta temporada seria bastante fraca especialmente no trade Ásia-Europa, apesar dos volumes transpacíficos terem se mostrado mais robustos. Outro executivo da CEVA declarou que seus clientes estariam diminuindo as expectativas devido à incerteza do comportamento dos consumidores durante as festas de final de ano. As transportadoras, segundo o executivo, reabasteceram os estoques e estariam aguardando por novos pedidos.

Mais promissoras são as informações divulgadas pela HACTL (Hong Kong Air Cargo Terminal). Apesar dos volumes mais moderados, as exportações ainda estão crescendo, com um índice de 17% em setembro em comparação ao mesmo mês do exercício anterior. O ritmo de expansão é considerado saudável pelo mercado.

A despeito dos resultados, o comércio entre Ásia e Europa foi afetado, com as companhias de navegação anunciando a retirada de capacidade nas rotas entre os dois continentes para prevenir queda nas taxas de frete. A culpa parece ter caído novamente na ausência de uma alta temporada em 2010, apesar do excesso de capacidade adicionado pelas transportadoras ter influenciado mais diretamente o cenário atual.