O ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, a partir do último semestre de 2009, em todos os seminários e em contato com a imprensa, fez questão de destacar a importância da revisão da Lei 8.630. No final do ano, no seu miniblog pessoal, Brito escreveu: “meta para o próximo ano: definição de um marco regulatório definitivo para os portos do País”.
* Brasil de portos modernos e competitivos
* SEP espera que os CAPs passem a falar a “mesma língua”
* Ministro já fala em aprofundar Porto de Santos para 17 metros
Ainda na lista de prioridades de 2010, o titular da SEP quer que os administradores portuários apresentem projetos para terminais de passageiros nos portos nacionais. É evidente o aumento vertiginoso desse tipo de turismo no País, que agita a costa brasileira com vários transatlânticos de novembro a maio (veja programação completa). No entanto, os portos ainda não estão devidamente preparados para atender o volume crescente de turistas, brasileiros e estrangeiros. A estrutura é a mesma.
Foto: Bruno Merlin
Brito assinou vários contratos para dragagem em 2009
e agora quer elaborar um Plano Nacional de Logística
O ministro festeja, ainda, a aprovação de projetos no Congresso Nacional de interesse dos portos, que continuarão recebendo verbas para dar prosseguimento ao trabalho de desenvolvimento do setor portuário, iniciado em 2007.
E, por fim, Pedro Brito, ainda no seu miniblog, destaca que com a questão da dragagem de aprofundamento resolvida, em 2010 darão prioridade para a elaboração de um Plano Nacional de Logística.