unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/10/09

Mineradora prorroga prazo para propostas dos estaleiros

Após deixarem claro que não conseguiriam atender os prazos pedidos pela Vale para construir no Brasil quatro navios de grande porte, os estaleiros nacionais pediram mais tempo para entrega das propostas à mineradora. A Vale adiou por dois meses, de 15 de outubro para 15 de dezembro, o prazo para recebimento das propostas dos navios, cada um com capacidade para 400 mil toneladas.

Três estaleiros nacionais – Atlântico Sul, Eisa e W.Torre – estão analisando a construção dos navios e devem apresentar propostas até o fim do ano. A Vale conta com as embarcações para formar uma frota dedicada ao transporte de minério de ferro entre o Brasil e a China. A empresa já declarou que gostaria de ter essa frota (formada por navios próprios e afretados) montada entre 2012 e 2013. Mas, por outro lado, sinalizou que o objetivo é conciliar os interesses dela com os dos estaleiros.

José Hagge, diretor do Estaleiro Rio Grande, da W.Torre, em Rio Grande (RS), disse que a empresa analisa a construção dos navios. O trabalho passa pela viabilidade de se construir um estaleiro dedicado aos navios da Vale. Outro grupo que pretende construir um novo estaleiro, que serviria para atender a demanda da Vale, é o Estaleiro Ilha S.A (Eisa), do grupo Synergy.

Manuel Ribeiro, presidente do Eisa, disse que deve apresentar proposta para fazer os navios em estaleiro que o grupo pretende construir ao sul de Maceió (AL). A ideia seria começar a construção do primeiro navio em 2012. Fonte que conhece o setor disse que entre a obtenção de licenças ambientais e o início da construção gasta-se, em média, três anos.

Angelo Bellelis, presidente do Atlântico Sul, de Suape (PE), disse que a empresa está preparando proposta. Ele reconheceu que a oferta considera prazos mais longos para entrega dos navios dos que originalmente foram apresentados pela mineradora. Bellelis considerou que o estaleiro leva vantagem em relação aos concorrentes por já ter uma estrutura montada para fazer os navios.