O novo ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Leônidas Cristino, assinou a ordem de serviço para a mobilização do equipamento que irá realizar a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao complexo, prevista no Programa Nacional de Dragagem (PND).
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e do superintendente do Porto, Antonio Ayres. Segundo o chefe da pasta federal, a ordem de serviço para início das obras, deverá ser assinada por ele, em Itajaí, em meados do próximo mês.
Durante a reunião, Ayres relatou ao novo ministro a agilidade e a qualidade técnica da SEP para a reconstrução do Porto, que sofreu com as enchentes de 2008. O complexo catarinense, hoje, totalmente recuperado, será beneficiado pelo PND, com recursos do Programa Aceleração do Crescimento (PAC).
Cristino informou que um dos equipamentos, a draga Charles Darwin, a maior em operação no Brasil, será usada pela primeira vez. Com a capacidade para 30 mil metros cúbicos, os trabalhos poderão ser finalizados antes do prazo previsto. Além disso, paralelamente, a SEP irá realizar a derrocagem, com a draga Di Giorgio, que deverá chegar logo em seguida.
A obra será executada pela empresa belga, Jan De Nul, vencedora da licitação, no valor de R$ 56 milhões. O porto, que atualmente varia sua profundidade entre -11 e -12 metros, irá operar com -14 metros. Prevista para iniciar em março, a obra deverá durar 6 meses.