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Clippings - 02/07/09

Ministro garante dragagem no Porto de Itajaí

Diário Catarinense – 2/7/2009

O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) obteve da Secretaria Especial de Portos a autorização para aumento da profundidade do canal de acesso ao Porto de Itajaí. A decisão foi divulgada após a reunião ocorrida entre o governador eLuiz Henrique e o ministro Pedro Brito.

Durante o encontro, o ministro concordou que a dragagem no Porto de Itajaí atinja 14 metros para permitir operações de navios de maior porte. O governador garantiu que pedirá urgência à Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para liberar, no máximo, em 15 dias, o novo licenciamento ambiental. A obra será incluída no projeto já existente e está orçada em R$ 15 milhões.

– A dragagem de 12 metros não garante competitividade ao porto de Itajaí – disse o governador.

Em relação ao porto de São Francisco do Sul, Brito assegurou que o governo federal deve lançar ainda este mês um edital para as obras de dragagem e para a construção do berço 401.

Empreiteiras da BR-101 terão linha de crédito – Pela manhí, Luiz Henrique se encontrou com o ministro dos Transportes, Alfredo do Nascimento, para pedir rapidez na conclusão da duplicação da BR-101. Nascimento prometeu liberar uma linha de crédito às empreiteiras, que estão sem recursos para prosseguir os trabalhos. O ministro também se comprometeu em encaminhar à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) o pedido pelo fim da cobrança do pedágio em Palhoça.

A reunião com Nascimento, contudo, foi dominada pela urgência da recuperação da ponte sobre o Rio Hercílio, na BR-470, em Ibirama, rompida desde 29 de maio. A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim de julho. Por enquanto, apenas veículos leves podem passar por este trecho da rodovia. O tráfego de caminhões tem sido desviado pela região do Alto do Vale.

– Precisamos pavimentar as estradas por onde estão passando os caminhões, que estão ficando totalmente danificadas – argumentou Luiz Henrique, que garantiu que o governo pretende arcar com 30% dos custos do projeto.

Os prefeitos de Lontras, Apiúna e Ibirama e os deputados federais João Matos (PMDB) e Nelson Goetten (PR) se reuniram com técnicos do Dnit para avaliar a viabilidade das obras. Representantes da autarquia prometeram visitar a região para analisar os estragos e estudar possíveis ações do governo federal.

– O problema é que são vias municipais, e o Dnit, a princípio, só pode realizar obras em rodovias federais – explicou Goetten.

O que aconteceu na ponte da BR-470 – A ponte sobre o Rio Hercílio, no Km 117,8 da BR-470 foi interditada para veículos acima de cinco toneladas no dia 29 de maio. A decisão partiu do Dnit depois que foram constatadas rachaduras em um dos pilares de sustentação.

Com a medida, condutores de veículos pesados precisaram recorrer a rotas alternativas e desvios, como as BR-282 e BR-280.

Na obra de recuperação da ponte, operários usaram inicialmente sacos de areia para desviar o curso do rio no local onde ocorreu o problema para identificar as causas das deficiências estruturais.

A obra de recuperação no pilar afetado começou domingo. A previsão é de que os trabalhos sigam até o final do mês e a liberação do tráfego no local ocorra em seguida.

O Mucuripe foi definido como o melhor local para o projeto, por já possuir uma infra-estrutura preparada, como a presença de uma ferrovia e o acesso rodoviário.

A concretização do equipamento ainda depende de a empresa vencer licitação da Transpetro

A ponta da enseada o Mucuripe foi escolhida para abrigar o novo estaleiro cearense. O anúncio surpreende, já que o litoral do Pecém era cogitado como o mais provável para receber o investimento. Em reunião ontem entre o governo cearense, a Transpetro e investidores locais e de outros estados, ficou definido que o Ceará vai receber um equipamento de médio porte. Orçado em US$ 70 milhões, o projeto será encabeçado pelas empresas PJMR e SKG, ambas sócias do Estaleiro Atlântico Sul, hoje o maior do País e que está sendo instalado em Pernambuco.

A concretização do equipamento, contudo, ainda depende de a empresa, que será agora criada, vencer a licitação da Transpetro para a construção dos navios. Em agosto próximo, a subsidiária da Petrobras enviará convite às empresas para participarem do processo licitatório para o fornecimento de oito navios gaseiros, por meio da primeira e segunda etapas do Programa de Expansão e Modernização da Frota (Promef I e II). A previsão é de que o resultado da licitação saia até dezembro deste ano.

O estaleiro do Mucuripe, então, irá participar do processo como ´estaleiro virtual´. Somente no caso de ganhar a licitação, será empreendido. Este procedimento foi o mesmo realizado no pernambucano Atlântico Sul, que já possui em carteira 15 embarcações a serem fornecidas à Transpetro.

De acordo com o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), Antônio Balhmann, o investimento total com o empreendimento será de aproximadamente R$ 220 milhões, valor este incluindo, além do custo da unidade em si, todas as obras de infra-estrutura a serem feitas no local para receber a fábrica de navios, que, acredita-se, deverá consumir outros R$ 60 milhões. Um estudo ainda será feito pelo governo para precisar estes gastos.