unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 21/05/10

Ministro rebate estudo do Ipea sobre falta de investimento

O ministro dos Portos, Pedro Brito, rebateu ontem o estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) no início da semana dando conta de que os investimentos nos portos brasileiros estão aquém do necessário.

De acordo com o levantamento Portos Brasileiros: Diagnóstico, Políticas e Perspectivas, o Brasil corre o risco de viver um apagão logístico nos próximos cinco anos se a economia crescer entre 4% a 5% ao ano – a estimativa de incremento do PIB para este exercício é de 5,5%.

Segundo o Ipea, os investimentos previstos para a área portuária correm o risco de não dar conta das 265 obras avaliadas como necessárias para comportar o volume de transporte de cargas no país e de transporte de mercadorias a serem exportadas.

Em entrevista à Agência Brasil, Brito disse: Do ponto de vista dos investimentos na melhoria da infraestrutura portuária, os recursos alocados são absolutamente suficientes. A maior prova é de que estamos atraindo investimentos privados para os portos, tanto de investidores brasileiros quanto internacionais.

Segundo o ministro, o único problema que se tem hoje na área é a demora na liberação das cargas. Estamos demorando uma média de cinco dias para liberar uma carga, enquanto os países mais eficientes demoram de um a dois dias.