unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 22/07/11

Missão italiana de olho no setor de petróleo e gás

Uma comitiva de empresários da Lombardia, região mais rica da Itália, está prospectando novos negócios em Pernambuco. Ontem, o vice-governador e secretário da Indústria da Lombardia. Andréa Gibelli, e o governador Eduardo Campos (PSB) assinaram um protocolo de intenções para o desenvolvimento de um programa de colaboração nos setores de petróleo, gás, naval energia, alimentar, metalmecânica e capacitação profissional.

Um levantamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aponta quê haverá um investimento de Ií$ 1*6 trilhão no País e uma parte disso deverá ficar em Pernambuco, porque o Estado tem 74% da carteira de encomendas de navios, explicou o coordenador executivo do Núcleo de Desenvolvimento, Articulação e Integração Industrial, Antônio Sotero.

Ai empresas italianas que se instalarem aqui poderão vender mais, argumentou Sotero, se referindo ao Índice de nacionalização exigido pelo governo federal nas encomendas de equipamentos no setor de industria naval, petróleo e gás, que é de 65%. Isso significa que devem ser produzidos em território nacional 65% dos componentes e serviços desses setores.

A Lombardia tem cerca de 2 mil empresas somente na área de naval, siderúrgica, petróleo e gás. As empresas da Lombardia têm expertise na área naval. É do interesse de Pernambuco se aproximar dessas empresas para adensar a nossa cadeia naval, defendeu Sotero, acrescentando que o Estado têm projetos estruturadores que vão garantir um investimento de USS 20 bilhões (cerca de RS 35 bilhões) nos próximos anos.

Os executivos das 17 empresas que participam da comitiva marcaram 100 encontros com representantes de 21 companhias pernambucanas na realização de rodadas de negócios que ocorreram ontem à tarde na sede da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Esse diálogo é importante, porque o governo da Lombardia tem interesse em que ocorra a internacionalização das micros e pequenas empresas da região, o que não ê fácil, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico da Lombardia, Francesco Baroni. Hoje a comitiva vai ao Porto de Suape, visitará a Petroquímica Suape e o Estaleiro Atlântico Sul. Uma parte dos executivos conhecerá o Porto Digital. Na Lombardia, há, em média, uma empresa para cada 12 pessoas. A região ê a 29a economia do mundo,

A Lombardia não è a mesma região onde está localizada a Fiat, empresa italiana que vai instalar uma unidade fabril no Estado. Ainda na coletiva, o secretário estadual de Governo, Maurício Rands, afirmou que a Fiai não informou, oficialmente ao Estado, se a fábrica de automóveis ficará no Litoral Norte ou Sul. Não há prazo definido para que ocorra essa decisão, que é de um investidor privado, comentou.