unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 16/12/25

MME: 6º Leilão de Petróleo da União deve marcar novo recorde

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o 6º Leilão de Petróleo da União, anunciado recentemente pela PPSA, deverá marcar um novo recorde ao ofertar mais de 100 milhões de barris de petróleo, o maior volume já disponibilizado em certames desse tipo

FPSO Guanabara, que opera no campo de Mero (Foto: Divulgação Modec)

O 6º Leilão de Petróleo da União, anunciado pela PPSA no último dia 9, deverá marcar um novo recorde ao ofertar mais de 100 milhões de barris de petróleo, o maior volume já disponibilizado em certames desse tipo, segundo comunicado divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) na sexta-feira (12). Ao todo, o leilão vai comercializar 106,5 milhões de barris de petróleo da União dos campos de Mero, Itapu, Atapu, Sépia, Búzios e Bacalhau. 

Para 2026, a expectativa é de uma receita superior a R$ 20,6 bilhões, com volume estimado em cerca de 100 milhões de barris negociados, “reforçando a relevância do certame para o setor de óleo e gás e para a geração de receitas públicas”, segundo o comunicado do MME. Além disso, o ministério afirma que a iniciativa amplia as oportunidades de mercado e contribui para a previsibilidade do planejamento energético nacional.

O leilão será dividido em lotes, com volumes de seis campos do pré-sal. Serão ofertados 64 milhões de barris de petróleo de Mero, 21,5 milhões de barris de Búzios, 13 milhões de Bacalhau, 4 milhões de Itapu, 2 milhões de Sépia e outros 2 milhões de Atapu. As cargas ofertadas serão nomeadas entre janeiro e dezembro de 2027, com exceção de Bacalhau, que considera nomeações desde agosto de 2026. 

A previsão é que o pré-edital do leilão seja publicado entre março e abril de 2026, enquanto o edital final deve ser divulgado em maio. O 6º Leilão de Petróleo da União será realizado no dia 29 de julho de 2026, na B3, em São Paulo, com previsão de início às 9h e término estimado para as 13h. 

Fonte: Revista Brasil Energia