O ministro Alexandre Silveira se reuniu com executivos da Sabic para discutir possibilidades de ampliar a presença da empresa nos setores de óleo, gás e petroquímica

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, convidou os executivos da Saudi Basic Industries Corporation (Sabic), subsidiária da petrolífera Saudi Aranco, para conhecerem o setor petroquímico do Brasil, principalmente o do estado do Rio de Janeiro.
O convite ocorreu em meio a uma reunião oficial com o CEO da Sabic, Eng. Abdulrahman Al-Fageeh, na quinta-feira (15). O encontro fez parte da agenda oficial do governo na Arábia Saudita e foram discutidas as possibilidades de ampliar a presença da empresa nos setores de óleo, gás e petroquímica do Brasil.
O MME espera que, em resposta ao convite de Silveira, o setor petroquímico explore e avalie oportunidades no Brasil, com foco em produtos como polímeros, químicos e nutrientes agrícolas.
Há três anos, o ministro estreita os laços entre o país e os parceiros de países árabes. Silveira avalia que a tecnologia e a cadeia produtiva da empresa saudita estão à frente do que atualmente está disponível no parque industrial brasileiro. Com isso, oportunidades compartilhadas poderiam acelerar o processo de fortalecimento do Brasil nesse setor.
Controlada majoritariamente pela Saudi Aramco, a Sabic atua globalmente na produção de produtos químicos, fertilizantes, plásticos, resinas e materiais avançados. A empresa é reconhecida por transformar os insumos energéticos em produtos para setores como automotivo, construção, embalagens, agricultura e bens de consumo.
Fonte: Revista Brasil Energia