unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Newsletter - 26/05/26

MME PUBLICA QUARTA EMISSÃO DO PLANO DE OUTORGAS DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA 2025

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou, em 17 de abril de 2026, a quarta emissão do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) referente ao ciclo 2025.

O documento consolida o conjunto de obras de transmissão que serão objeto de licitação ou autorização, abrangendo a implantação de novas linhas de transmissão, a instalação de subestações e a modernização de equipamentos em diferentes regiões do país, com o objetivo de assegurar a confiabilidade e a adequação do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os principais projetos previstos nesta emissão são:

Goiás

  • Nova Subestação Iaciara 2 (230/138 kV) e LT 230 kV Rio das Éguas – Iaciara 2
  • Substituição de transformadores nas subestações Itapaci, Águas Lindas, Xavantes e Goiânia Leste
  • Melhorias na Subestação Serra da Mesa (230/138 kV)

Rio Grande do Sul

  • Nova Subestação Passo Real (230/138 kV)
  • LT 69 kV Cruz Alta 1 – Panambi C1
  • Reforços nas subestações Panambi 1 e Cruz Alta 1

Paraná

  • Ampliação da Subestação Iguaçu (230/138 kV)

Sudeste

  • Outorgas para conexão de data centers ao Sistema Interligado Nacional

A quarta emissão do POTEE contempla ainda outorgas na região Sudeste voltadas à conexão de data centers ao SIN, sinalizando a incorporação das novas cargas associadas ao setor de processamento de dados ao planejamento da expansão da transmissão.