O Estaleiro BrasFELS, membro da Seatrium Limited, com sede em Cingapura, antiga Sembcorp Marine Ltd antes da fusão com a Keppel Offshore & Marine Limited, ganhou um contrato com a Offshore Frontier Solutions Pte. Ltd., empresa do Grupo Modec.
A obra é para construir partes da fabricação de módulos topside de uma embarcação flutuante de produção, armazenamento e descarga (FPSO) para um projeto de gás e condensado do pré-sal operado pela Equinor no Brasil.
PUBLICIDADE
De acordo com a Seatrium, a fabricação dos módulos topside do FPSO é para o projeto Raia, operado pela Equinor em nome do consórcio, e marca a oitava colaboração de projeto entre BrasFELS e Modec.
O escopo de trabalho do FPSO compreende a fabricação de três módulos: unidade de recuperação de vapor/flare knockout (VRU/ FLARE KO), separação e estabilização de óleo, e circulação da linha de fluxo e sistemas de medição e utilidades. O projeto será executado pelo estaleiro BrasFELS da Seatrium, localizado em Angra dos Reis (RJ), e tem início previsto para o primeiro trimestre de 2024.
Quando concluído, o FPSO terá capacidade para processar 126 mil barris de petróleo por dia (bopd) e 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia, com capacidade de armazenamento de dois milhões de barris de petróleo bruto. Este FPSO será implantado na gigantesca área do pré-sal na parte sul da Bacia de Campos, a aproximadamente 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.
Fonte: Revista Portos e Navios