unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 04/04/24

Modec fecha contrato com a Shell para o FEED do FPSO Gato do Mato

Companhia será responsável pelo design do casco e de todas as instalações relacionadas ao topside do FPSO, que vai atuar no projeto homônimo localizado no pré-sal da Bacia de Santos

A Modec fechou contrato com a Shell para o Front-End Engineering and Design (FEED) do FPSO Gato do Mato, informou a primeira empresa em comunicado divulgado na segunda-feira (1º). 

A Modec será responsável pelo design do casco e de todas as instalações relacionadas ao topside do FPSO, que está projetado para ser atracado por meio de um Spread Mooring System (SMS) da Sofec, empresa do Grupo Modec. O petróleo produzido será armazenado em tanques no FPSO, sendo posteriormente descarregado ao mercado via navios-tanque.

O FPSO Gato do Mato será atracado em lâmina d’água de aproximadamente 2 mil m, a cerca de 250 km da costa do Brasil. A plataforma será responsável por escoar a produção do projeto Gato do Mato, que inclui a concessão BM-S-54 e a área de partilha de produção de Sul do Gato do Mato, localizadas no pré-sal da Bacia de Santos. 

De acordo com a apuração da Brasil Energia, o FPSO terá capacidade para produzir 90 mil bpd e comprimir 8,5 milhões de m³/dia de gás natural, além de estocar até 1 milhão de barris. A Modec já entregou 16 FPSOs ao Brasil e possui mais dois em construção atualmente (os FPSOs Bacalhau e Raia, ambos contratados pela Equinor para operação nas Bacias de Santos e Campos, respectivamente), além deste novo com a Shell. 

“A Modec tem orgulho de estar trabalhando em seu 19º FPSO para o Brasil e no nosso segundo para a Shell no Brasil [além do FPSO Fluminense, que atuou nos campos de Bijupirá e Salema, na Bacia de Campos, já em fase de descomissionamento]. Esse marco indica o forte relacionamento entre as duas empresas que já dura mais de 20 anos. Estamos entusiasmados em realizar esse estudo FEED para a Shell”, afirmou o presidente e CEO da Modec, Hirohiko Miyata, segundo o comunicado. 

No último dia 28, a ANP aprovou a postergação, até o dia 1º de julho de 2025, do prazo para Declaração de Comercialidade do Plano de Avaliação de Descobertas de Petróleo ou Gás Natural (PAD) Conjunto Gato do Mato. As atividades a serem realizadas durante a extensão de prazo incluem as propostas para a contratação do FPSO, subsea e poços, sua integração com o projeto e as informações relacionadas à potencial utilização do gás natural, além de outros fatores para a tomada de decisão. 

O consórcio do PAD Conjunto Gato do Mato – que é referente ao poço 1-SHEL-23-RJ, onde foram identificados fluidos de petróleo em 2010 – é formado pela Shell, operadora com 50% de participação, em parceria com a Ecopetrol (30%) e a TotalEnergies (20%). O bloco S-M-518 foi adquirido na 7ª Rodada de Licitações da ANP, em 2005, enquanto a área de Sul do Gato do Mato foi adquirida na 2ª Rodada de Partilha de Produção da ANP, em 2017, sendo a PPSA gestora do contrato de partilha.   

Fonte: Revista Portos e Navios