A Modec anunciou a obtenção contrato de engenharia e design (Front-End Engineering and Design – FEED) com a Shell para o futuro FPSO “Gato do Mato”.
O “Gato do Mato” ficará atracado em lâmina d’água de aproximadamente 2.000 metros, a cerca de 250 quilômetros da costa. A Modec será responsável pelo projeto do casco e de todas as instalações relacionadas na parte superior do FPSO, que está projetado para ser atracado por um sistema Sofec Spread Mooring. O petróleo produzido será armazenado nos tanques do FPSO e transferido para navios-tanque.
A Modec já entregou 16 FPSOs ao Brasil e tem mais dois em construção atualmente. O FPSO “Gato do Mato” seria a segunda unidade entregue diretamente à Shell pela Modec para operação no Brasil.
O presidente e CEO da Modec, Hirohiko Miyata, expressou sua satisfação em garantir o projeto FEED. “A Modec tem orgulho de estar trabalhando em seu décimo nono FPSO para o Brasil e no nosso segundo para a Shell no país. Este marco indica o forte relacionamento entre as duas empresas, que já dura mais de 20 anos. Estamos entusiasmados em realizar este estudo FEED para a Shell.”
Fonte: Revista Portos e Navios