A MOL (Mitsui O.S.K. Lines, Ltd.) anunciou que, juntamente com a Musashino Co. Ltd., desenvolveu o primeiro medidor portátil de água de lastro. O aparelho calcula o nível com a inserção de um medidor dentro do tubo de sondagem do tanque. Um sensor detecta as mudanças na pressão do ar e rapidamente mede o nível da água de lastro.
As embarcações adicionam água do mar em seus tanques de lastro ao descarregar as cargas e a bombeiam para fora quando estão carregando. Este procedimento ajuda a controlar o equilíbrio do casco e garantir sua estabilidade. Para prevenir que o ar entre na bomba de lastro durante os estágios finais de descarga, é essencial que o nível da água dentro do tanque seja medido.
A medição convencional é feita com uma fita de sondagem e é complexa e demorada, além de serem necessários muitos tripulantes da embarcação para sua realização. Com a utilização deste novo medidor, o procedimento é rápido e fácil (cerca de 10 a 15 segundos) para checar vários tanques de lastro, otimizando o tempo e a eficiência nas operações de embarque e descarga.
O dispositivo é compatível com a grande maioria dos navios, pois utiliza o sistema de compressão de ar da embarcação, ajustando-se automaticamente às mudanças de temperatura e pressão atmosférica.