A MOL (Mitsui OSK Lines) encomendará dois VLOCs (Very Large Ore Carriers) de 300 mil dwts, conforme acordo assinado com a Vale para transporte de minério de ferro do Brasil para a China. O contrato tem validade por 25 anos.
O comércio de embarcações de grande porte irá aumentar, declarou o diretor-geral da divisão transportadora de minério de ferro da MOL, Toshiaki Tanaka, acrescentando que a Vale teve grande interesse em desenvolver embarcações de porte maior, uma vez que tais unidades são mais competitivas em termos de custo. Devemos seguir esta tendência, reforçou o executivo.
Os navios serão construídos pelo estaleiro japonês Universal Shipbuilding, com conclusão prevista para 2012 e 2013. O acordo com a Vale terá efeito assim que as embarcações forem entregues.
Embora aproximadamente 190 VLOCs de 200 mil ou mais dwts estejam programados para iniciar atividades nos próximos três anos, Tanaka considera que a nova tonelagem não irá contribuir para o excesso de capacidade na frota. A Vale, maior produtora de minério de ferro global, espera elevar sua produção para 311 milhões de toneladas em 2011 e alcançar mais de 500 milhões de toneladas até 2015.
Uma única embarcação de 300 mil dwts pode carregar apenas 1,2 milhão de toneladas por ano. Multiplique isso por 50 e você terá 60 milhões de toneladas, disse o executivo, ressaltando que o valor é consideravelmente menor do que a produção prevista pela Vale. O acordo mais recente da mineradora compreende o transporte para os principais portos da China, incluindo Tianjin e Majishan Zhoushan.
A MOL é uma das maiores operadoras globais de graneleiros capesize, atualmente empregando cinco VLOCs de 300 mil dwts. De acordo com Tanaka, toda a frota – com exceção de uma unidade, contratada pela Baosteel da China – está sob contratos de longo prazo com siderúrgicas do Japão.