
A MOL e a Petrobras também negociam um novo contrato de construção naval de CTV até o final de 2024.
A Mitsui O.S.K. Lines (MOL) assinou contrato de afretamento com a Petrobras para o navio de transferência de carga (CTV) “SeaLoader 2”, que já está em testes com a estatal desde janeiro de 2022.
O novo acordo de fretamento, de acordo com um comunicado de imprensa da MOL, foi assinado através da sua unidade SeaLoading Holding AS, que possui e opera CTVs.
Além do acordo de afretamento, MOL e Petrobras negociam um novo contrato de construção naval de CTV até o final de 2024.
A MOL disse que durante o período experimental, o “SeaLoader 2” já havia concluído mais de 30 operações de descarga de petróleo bruto dos sistemas flutuantes de produção, armazenamento e transferência (FPSOs) da Petrobras localizados na Bacia de Santos, transferindo a carga para navios-tanque.
A MOL relatou que o CTV aumenta significativamente a eficiência da logística do petróleo bruto produzido. No caso dos campos offshore, envolvendo FPSO, a logística geralmente requer navios-tanque para transporte.
“No caso do CTV, o petróleo bruto pode ser carregado diretamente do FPSO para o navio-tanque, conectando um CTV entre um FPSO e o navio-tanque. Isto aumenta dramaticamente a eficiência da logística do petróleo bruto”, disse a MOL no seu comunicado à imprensa.
Atualmente, existem apenas dois CTVs no mundo, ambos de propriedade da SeaLoading, disse a MOL.
“O uso de CTVs também permitirá uma redução significativa nas emissões de CO2 em comparação com a transferência de petróleo bruto por navios-tanque DP. Especificamente, espera-se que os CTVs alcancem uma redução de 60% nas emissões de CO2 na costa brasileira em comparação com o uso de um navio-tanque DP para descarregamento na bacia de Santos e cerca de 80% quando for usado na costa do Uruguai”, afirmou a MOL.
Fonte: Revista Portos e Navios