Analistas preveem queda de até 95% nos lucros do armador japonês.
O presidente mundial da MOL, Akimitsu Ashida, contou que a empresa terá um corte adicional de custos de US$ 181 milhões durante o atual ano fiscal, que se encerrará no dia 31 de março de 2010. Na projeção anterior, a empresa previa um corte de US$ 420 milhões. A redução de custo total será de US$ 608 milhões.
Apesar dos crescentes esforços do armador, especialistas acreditam que a empresa apresentará déficit no balanço do segundo trimestre, que deve ser anunciado nesta semana.
A MOL inicialmente previa queda de 87% nos lucros até o dia 30 de setembro próximo, mas analistas do mercado marítimo agora esperam ganhos até 95% menores do que os observados durante o mesmo perãodo do ano anterior. A MOL Brasil não se manifestou se os cortes se estenderão aos negócios no País, apurou o Guia Marítimo.
Na última semana, a consultoria Moody’s emitiu perspectivas negativas para o armador. Kazusada Hirose, vice-presidente da Moody`s e analista sênior do relatório observou, na ocasião, que a alavancagem pode trazer problemas para o armador devido à estagnação da rentabilidade. A consultoria disse que a alavancagem financeira é devido a despesas de programas de expansão da frota.
Para atenuar as perdas da divisão de transporte marítimo de contêineres, o CFO da MOL, Kenichi Yonetani, disse no início de junho que a divisão será desmembrada do grupo para reduzir as perdas. O desmembramento da divisão de contêineres aumentará a flexibilidade e a tomada de decisões, afirmou o executivo.