– A Motiva Trilhos, setor de ferrovias e linhas de metrô do grupo, está de olho nos próximos leilões de linhas de trens e metrô pelo Brasil no próximo.
Durante sua fala no Fórum de Infraestrutura da Veja em São Paulo, Miguel Setas, CEO da Motiva, apresentou o panorama das concessões até 2028.
Um ponto de destaque é o ano que vem, quando a empresa espera ao menos nove leilões destacados, quatro deles em São Paulo, três no Rio e outros dois no Nordeste.
Na capital paulista, das quatro oportunidades de negócios todas elas envolvem linhas de metrô. A empresa cita os seguintes leilões:
A Revista Ferroviária faz a curadoria das principais notícias do setor.
Cadastre-se, gratuitamente, e acompanhe o clipping diário— Selecione —Diariamente (dias úteis)2 vezes por semana1 vez por semana
Linhas 1-Azul e 20-Rosa
Linhas 2-Verde, 15-Prata e 22-Marrom
Linha 3-Vermelha e 19-Celeste
Linha 16-Violeta
Entretanto, o Governo do Estado até o momento não definiu se haverá de fato os leilões e as suas formas de transferência para a iniciativa privada.
Já no Rio, o que desperta maior atenção é a Supervia, onde a gestão dos trens deve voltar para o Poder Público, entretanto, nova concessão não está descartada.
Avançando dois anos, em 2027, a Motiva vislumbra os leilões de quatro sistemas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e os Tics, os Trem Intercidades dentro de São Paulo.
O grupo enxerga o setor como promissor para novas fontes de receitas financeiras e exploração comercial, embora o futuro seja incerto, quanto a datas, métodos de leilão e se de fato devem ocorrer. Ainda sim, nesta direção São Paulo está a frente, com o maior portfólio de projetos metroferroviários a conceder.
Motiva deve participar de leilões ainda em 2025
Na mesma apresentação de Setas, a Motiva destacou os leilões do Trem Intercidades para Sorocaba e as linhas 10-Turquesa e 14-Ônix de trens urbanos, previstos para até o final deste ano.
A afirmação já adianta um novo confronto com o Grupo Comporte, que também revelou pretensão de participar do mesmo leilão. As duas empresas se enfrentaram nas concorrências do TIC Eixo Norte e do Lote Alto Tietê – em ambas a Motiva acabou saindo derrotada.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/motiva-trilhos-ve-2026-recheado-de-leiloes-de-projetos-sobre-trilhos/