
O grupo finlandês Wärtsilä anunciou, nesta terça-feira (27), que fornecerá seu motor ‘25 Ammonia’, que usa amônia como combustível, para equipar um cargueiro da armadora norueguesa Skarv Shipping Solutions. A embarcação será construída no estaleiro Huanghai, na China. Segundo a fabricante, será a primeira embarcação a usar esse modelo de motor.
A empresa explicou que fornecerá, além do motor, o sistema de fornecimento de gás combustível AmmoniaPac, o sistema de mitigação de liberação de amônia Wärtsilä (WARMS) e um sistema de redução catalítica seletiva (SCR) projetado especificamente para amônia. A Wärtsilä informou que, com os equipamentos, as emissões totais de gases de efeito estufa são reduzidas em pelo menos 90% quando o motor opera com amônia sustentável, em comparação com motores a diesel equivalentes.
Roger Holm, presidente da Wärtsilä Marine e vice-presidente executivo da Wärtsilä Corporation disse que tanto o motor Wärtsilä 25 como os demais equipameentos que serão instalados no cargueiro são resultado de pesquisa e testes ao longo de vários anos, em busca de soluções para descarbonizar as operações de transporte marítimo. “Desenvolvemos o Wärtsilä 25 e nossos sistemas de manuseio de amônia associados, para oferecer segurança, eficiência, confiabilidade e sustentabilidade”, afirmou.
Fonte: Revista Portos e Navios