unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 24/06/10

Movimentação de cargas cresce 20% em maio

O Porto de Santos teve crescimento de 20% nas movimentações em maio, em relação ao mesmo perãodo do ano passado. Neste mês, o complexo portuário computou 8,94 milhões de toneladas escoadas.

As importações lideraram o aumento das movimentações, com incremento de 66,9% em maio. As exportações tiveram incremento de 6,5%, representando dois terços do total do movimento físico. No total acumulado nos primeiros cinco meses do ano, os embarques tiveram crescimento de 5,6%, e as descargas de 50,2%.

O aumento também foi registrado no movimento acumulado de janeiro a maio, totalizando 36,54 milhões de toneladas e apontando crescimento de 17,1% em relação ao mesmo intervalo do exercício anterior. O recorde mensal anterior foi obtido em agosto de 2009, com a operação de 8,30 milhões de toneladas.

O transporte de carga conteinerizada voltou a sustentar bons índices de crescimento, recuperando-se das quedas de 2009. Em Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), as operações no mês de maio aumentaram 29,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto que no acumulado do perãodo o aumento chega a 16,6%.

O açúcar continua a ser a principal carga operada em Santos, chegando a quase 2 milhões de toneladas no mês e somando 5,87 milhões no total acumulado, representando alta de 7,7% na comparação como mesmo intervalo do ano anterior.

O crescimento na importação reflete a alta na movimentação de praticamente todas as cargas de maior expressão descarregadas em Santos. O carvão mineral foi o produto de maior volume de importação, apontando incremento de 50,9% no total acumulado, influenciado pelos números de maio, quando alcançou alta de 868,5% em comparação ao memso mês de 2009.

O total de navios atracados no mês registrou um aumento de 1,9%, enquanto que o acumulado desde o início do ano registrou queda de 2,8%.