A movimentação de cargas conteinerizadas no Porto de Le Havre (França) teve incremento de 5% durante o ano de 2010, para 2,4 milhões de Teus (unidade equivalente a um recipiente de 20 pés), em comparação aos 2,2 milhões de Teus obtidos no intervalo de 2009, quando o tráfego de contêineres apresentou queda de 12%.
A expectativa do administração do porto francês é que a expansão na movimentação continue em 2011, devido à elevação observada no trade de cargas reefer com o Brasil e pelo comércio de vinhos com os EUA. Le Havre transitou cerca de 620 milhões de garrafas de vinho e destilados durante 2010, incluindo 2 milhões de exportações de Beaujolais para o território norte-americano.
O segmento de contêineres foi um dos aspectos positivos na performance do complexo no ano anterior, uma vez que a movimentação em termos de tonelagem caiu cerca de 5%, para 70 milhões de toneladas métricas. A Autoridade Portuária de Le Havre atribuiu o declínio ao baixo volume de entregas de petróleo durante o ano da recessão.
O desempenho também foi afetado parcialmente por ações trabalhistas esporádicas, alimentadas pela atual reforma na legislação portuária da França, que visa a privatização dos terminais. No entanto, Le Havre mantém assegurada a posição de maior porto de contêineres do país, com uma participação de mercado de aproximadamente dois terços do total do trade conteinerizado.
De acordo com a Autoridade Portuária, o crescimento no volume de recipientes em 2010 foi atribuído aos novos serviços entre Ásia e Europa que passaram a aportar no complexo, incluindo o novo joint entre a Maersk Line e a CMA CGM (denominado pelas companhias AE8 e FAL5, respectivamente), e rotas diretas do Vietní pela Hanjin Shipping e CMA CGM, além do serviço CEX da New World Alliance.