Os portos públicos brasileiros registraram um aumento de 5,42% na movimentação de cargas no terceiro trimestre de 2024, totalizando 128,73 milhões de toneladas, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Esse volume é considerado recorde para o período. O Porto de Santos (SP) foi o que mais movimentou no país, com 37,44 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 0,97%. Em seguida, o Porto de Itaguaí (RJ) movimentou 17,31 milhões de toneladas, com um aumento de 8,17%, e o Porto de Paranaguá totalizou 16,44 milhões de toneladas, um incremento de 5,58%.
Os tipos de carga que mais se destacaram nesse período foram o gás de petróleo, com aumento de 56,12%, o trigo, com alta de 31,43%, e adubos e fertilizantes, que cresceram 23,68%. No acumulado entre julho e setembro, a movimentação portuária totalizou 351,82 milhões de toneladas, o que representou uma leve redução de 0,28% em relação ao mesmo período de 2023.
Em relação às cargas conteinerizadas, a movimentação no trimestre foi de 38,4 milhões de toneladas, um aumento de 12,27% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, representando 3,52 milhões de TEUs, dos quais 2,35 milhões foram movimentados em longo curso e 1,12 milhão via cabotagem. As cargas gerais apresentaram crescimento de 7,21% frente ao terceiro trimestre de 2023, com um total de 15,56 milhões de toneladas. Por outro lado, as cargas de granel sólido e granel líquido tiveram quedas de 0,51% e 6,07%, respectivamente.
TUPs
Nos terminais privados, houve uma queda de 3,3% na movimentação em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, com um total de 223,09 milhões de toneladas movimentadas. O maior volume de movimentação no setor privado foi registrado pelo Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, com 50,56 milhões de toneladas, marcando um crescimento de 3,06% em relação ao mesmo período de 2023.
Navegação
O apoio portuário registrou um aumento de 1,3% entre julho e setembro em comparação ao mesmo período de 2023, totalizando 0,47 milhão de toneladas. A movimentação de cargas de longo curso atingiu 257,4 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2024, o que representa um crescimento de 1,17% em relação ao ano anterior. A cabotagem, por sua vez, apresentou um recuo de 1%, com uma movimentação de 73,83 milhões de toneladas, enquanto as operações de carga na navegação interior tiveram uma redução de 13,56%, somando 19,8 milhões de toneladas.
Fonte: Revista Portos e Navios