O volume de cargas movimentado pelo Porto do Pecém (CE) nos meses de janeiro e fevereiro deste ano já soma 557 mil toneladas, de acordo com a Cearáportos (Companhia de Integração Portuária do Ceará), empresa que administra o terminal.
A movimentação registrada já é 43% que a contabilizada no mesmo perãodo no ano passado, quando foram içadas 390 mil toneladas. Hoje o porto movimentar cerca de 55% de sua capacidade.
As exportações contribuíram com 30% enquanto as importações registraram a movimentação de 49%. A projeção é de que, até o final do ano, sejam movimentados 3,74 milhões de toneladas de mercadorias.
A navegação de longo curso registrou 59,7 mil toneladas de minério de ferro e 49,9 mil toneladas de fruta para exportação, além de 149 mil toneladas de produtos siderúrgicos e 73 mil toneladas de combustíveis minerais para importação.
Já a movimentação de cabotagem, a exportação contribuiu com 4,7 mil toneladas de produtos siderúrgicos; 4,4 mil toneladas de farinha de trigo e 4,3 mil toneladas de sal, enquanto nas importações o maior volume foi de arroz (16 mil toneladas), papel e cartão (5,3 mil toneladas) e artefatos têxteis, com três mil toneladas.