unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 07/10/10

Movimento de conteineres sobe 13%

Em primeira mão esta coluna revela a previsão da Associação Brasileira dos Terminais de Containeres de Uso Público (Abratec) para operação em 2010. A Abratec espera alta de 13% sobre os 3.973.178 containeres movimentados em 2009. Assim, isso constituirá recorde histórico do setor, chegando-se a 4,5 milhões de unidades em 2010.

A notícia é excelente para navegação, comércio exterior e sistema portuário, pois prova que a demanda está em alta. Em 2009, quando a economia teve regressão de 0,2%, os terminais foram exemplo dessa crise, pois a operação caiu, pela primeira vez, desde a modernização trazida pela Lei dos Portos, em 1993. Agora, a alta de 2010 consolida o crescimento e justifica novos investimentos.

Para os terminais, o fato de a recuperação ocorrer principalmente quanto a importações é indiferente, pois sua função é a de receber e enviar containeres com eficiência. Já para o comércio externo brasileiro e para as contas externas nacionais, o aumento das importações é preocupante, mas isso é matéria para análise do Banco Central. Aos dirigentes de terminais o dado importante é a volta das operações de forma intensa.

A alta nas importações está vinculada à valorização do real, que torna os industrializados brasileiros mais caros e favorece importações, da mesma forma que, no turismo, está gerando crescente déficit, com aumento da saída de turistas em relação ao ingresso de visitantes estrangeiros. Este ano, as exportações subiram 28,9%, enquanto as importações aumentaram 45,1%.