Uma mudança na logística para o recebimento de matérias primas pela empresa siderúrgica Usiminas, em Cubatão, provocou um aumento de 121% na movimentação de minério de ferro pelo Porto de Santos, no semestre passado. O balanço da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), divulgado no início do mês, apontou a diferença. Foram 643.884 toneladas de minério de ferro movimentadas nos seis primeiros meses deste ano, contra 291.380 no mesmoperãodode2010. A alta deve-se à assinatura de novos contratos de compra de pelotas, um tipo de minério de ferro aglomerado, segundo a empresa. Esse material será entregue em navios. A Usina de Cubatão da Usiminas (antiga Cosipa) recebe matérias-primas pelos modais ferroviário e aquaviário ¬ neste caso, por meio de seu terminal privativo, que fica no final do Canal de Piaçaguera (ligado ao Canal do Estuário de Santos), integrado à siderúrgica. Pelo comunicado da empresa, depreende-se que o minério poderá chegar à usina por trem em uma próxima oportunidade, dependendo de razões puramente mercadológicas. A utilização do modal aquaviário aumentou a receita da Codesp no perãodo. Isto porque, para cada navio que utiliza o canal de navegação do Porto,é cobrada uma taxa de R$ 2,57 por tonelada transportada. Sendo assim, a Docas arrecadou nos seis primeiros meses deste ano R$ 1.654.781,88 com o desembarque de minério de ferro pela Usiminas. No primeiro semestre de 2010, a soma foi de R$ 748.846,60.