O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) confirmou a realização do segundo bloco de leilões portuários de 2025. A nova rodada prevê grandes investimentos e abrange quatro terminais no total, os quais estão localizados nos portos do Rio de Janeiro (RJ), de Porto Alegre (RS), de Vila do Conde (PA) e de Maceió (AL).
O novo bloco contempla os seguintes terminais:
- VCD29 – Porto de Vila do Conde (PA): com prazo de concessão de 25 anos. O terminal será destinado à armazenagem e movimentação de granéis sólidos vegetais, com destaque para soja e milho.
- RDJ07 – Porto do Rio de Janeiro (RJ): especializado na movimentação de petróleo (carga offshore) também com concessão de 25 anos.
- POA26 – Porto de Porto Alegre (RS): voltado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos com 10 anos de prazo.
- TMP Maceió – Porto de Maceió (AL): terminal voltado ao embarque e desembarque de passageiros, com previsão de construção de estacionamento adjacente, com prazo de 25 anos de concessão.
Segundo a perspectiva do Governo Federal, os investimentos previstos terão a capacidade de ampliar o potencial logístico nacional, desenvolver a infraestrutura e gerar empregos.
A expectativa é de que os leilões ocorram em julho, após a finalização das etapas de aprovação técnica e publicação do edital pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).