unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/03/25

MPor espera abrir consulta sobre ampliação da poligonal de Santos no 1º semestre

Pleito da APS, apresentado em dezembro do ano passado, prevê incorporação de áreas, em quatro municípios, num total de 12,6 milhões de metros quadrados, ampliando a poligonal em mais de 160%

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) tem expectativa de lançar, ainda no primeiro semestre, a consulta pública para envio de contribuições sobre a ampliação da poligonal do porto organizado de Santos, proposta pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em dezembro do ano passado. A informação foi dada pela secretária executiva da pasta, Mariana Pescatori, em evento em Santos (SP), nesta quarta-feira (19).

O pleito da APS prevê a incorporação de áreas, em quatro municípios, num total de 12,6 milhões de metros quadrados, ampliando a poligonal em mais de 160%. A expansão amplia essa área, dos atuais 7,8 milhões de m² para mais de 20 milhões de m².

“Temos essa grande última área dentro do porto organizado com expectativa de ampliação, pleito da APS. A expectativa é ter a consulta pública da poligonal ainda no primeiro semestre”, afirmou Mariana, durante o fórum regional de logística e infraestrutura de transporte (Santos Export), em Santos (SP).

No painel anterior, o presidente da APS, Anderson Pomini, disse que a proposta apresentada pela autoridade portuária ao ministério é ousada e contribuirá com a ampliação e expansão das movimentações portuárias. “Passaremos a 20 milhões de metros quadrados, com 7 milhões de m² em São Vicente. Temos a Vila dos Criadores e diversas outras áreas com bom potencial para atendermos o gráfico crescente de movimentação de todas as cargas pensando nos próximos 20 anos”, afirmou Pomini.

A APS informou que, até julho de 2020, a área do porto organizado era definida pelo Decreto 4.333/2020. Em 2021, segundo a autoridade portuária, o tema voltou a ser debatido e, após duas portarias, o porto incorporou e depois excluiu, num intervalo de 10 meses (entre janeiro e outubro de 2022), cerca de 6 milhões de m² da poligonal.

Fonte: Revista Portos e navios