
Pleito da APS, apresentado em dezembro do ano passado, prevê incorporação de áreas, em quatro municípios, num total de 12,6 milhões de metros quadrados, ampliando a poligonal em mais de 160%
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) tem expectativa de lançar, ainda no primeiro semestre, a consulta pública para envio de contribuições sobre a ampliação da poligonal do porto organizado de Santos, proposta pela Autoridade Portuária de Santos (APS), em dezembro do ano passado. A informação foi dada pela secretária executiva da pasta, Mariana Pescatori, em evento em Santos (SP), nesta quarta-feira (19).
O pleito da APS prevê a incorporação de áreas, em quatro municípios, num total de 12,6 milhões de metros quadrados, ampliando a poligonal em mais de 160%. A expansão amplia essa área, dos atuais 7,8 milhões de m² para mais de 20 milhões de m².
“Temos essa grande última área dentro do porto organizado com expectativa de ampliação, pleito da APS. A expectativa é ter a consulta pública da poligonal ainda no primeiro semestre”, afirmou Mariana, durante o fórum regional de logística e infraestrutura de transporte (Santos Export), em Santos (SP).
No painel anterior, o presidente da APS, Anderson Pomini, disse que a proposta apresentada pela autoridade portuária ao ministério é ousada e contribuirá com a ampliação e expansão das movimentações portuárias. “Passaremos a 20 milhões de metros quadrados, com 7 milhões de m² em São Vicente. Temos a Vila dos Criadores e diversas outras áreas com bom potencial para atendermos o gráfico crescente de movimentação de todas as cargas pensando nos próximos 20 anos”, afirmou Pomini.
A APS informou que, até julho de 2020, a área do porto organizado era definida pelo Decreto 4.333/2020. Em 2021, segundo a autoridade portuária, o tema voltou a ser debatido e, após duas portarias, o porto incorporou e depois excluiu, num intervalo de 10 meses (entre janeiro e outubro de 2022), cerca de 6 milhões de m² da poligonal.
Fonte: Revista Portos e navios