unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/03/12

MPX pode emplacar novos projetos eólicos e a gás natural no leilão A-5

A MPX (MPXE3) acredita que terá condições de inscrever novos projetos eólicos e a gás natural no leilão de energia nova A-5, por conta do adiamento do certame, afirmou nesta quinta-feira (22) o presidente da empresa, Eduardo Karrer. A condição de qualificar projetos de energia eólica no leilão se dará por conta da parceria com a alemí E.ON, acrescentou o executivo.

O leilão, que contratará energia a ser entregue a partir de 2017, foi adiado de 26 de abril para 16 de agosto, por solicitação da Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica). A Portaria, que foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 16, abriu a possibilidade para que além de hidrelétricas também possam vender energia no certame os empreendimentos eólicos, termelétricas à gás natural e à biomassa.

Para o leilão A-3, contudo, Karrer não acredita que isso seja possível, por tratar-se de um horizonte de mais curto prazo. O certame, que comprará energia para entrega a partir de janeiro de 2015, foi adiado para junho deste ano por conta da falta de demanda por parte das distribuidoras.

Para o A-3 não é realista, mas não acho impossível realizar isso no A-5. Acho factível, afirmou o executivo durante teleconferência com analistas.