unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/11/10

(Naval Summit Brazil) – Reabertura da indústria naval em debate no Rio

A nacionalização de equipamentos, linhas de financiamento e a importância do mercado offshore serão os principais temas discutidos no Naval Summit Brazil, evento que a IBC promoverá hoje (23) e amanhí (24), no Rio de Janeiro. Executivos da ANTAQ, Petrobras, Marinha, Sinaval, Usiminas e BNDES, entre outros, trarão suas visões sobre a reabertura da indústria naval no Brasil. Amanhí um workshop trará estratégias para reduzir custos e tempo na construção de embarcações.

O evento terá início com um panorama do setor. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquavários (ANTAQ), Fernando Fialho, falará sobre a participação do governo e da iniciativa privada no crescimento sustentável da indústria naval. O mesmo assunto será abordado pelo presidente da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (ABENAV), Augusto Mendonça, e pelo professor da COPPE/UFRJ, Floriano Pires Júnior.

Já a influência do mercado offshore na indústria naval e os investimentos na exploração do petróleo serão analisados pelo diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O executivo trará detalhes sobre a demanda das plataformas, bases de apoio e gargalos na cadeia produtiva. A necessidade de equipamentos e o aquecimento do mercado de navipeças também serão assuntos discutidos pelo diretor da estatal.

Em nova palestra, o vice-presidente de negócios da Usiminas, Sergio Leite de Andrade, falará sobre a nacionalização de equipamentos na construção naval brasileira. O executivo trará detalhes sobre o abastecimento de aço, desenvolvimento de produtos e a agregação de valor com a construção de blocos e painéis para navios.

Outro tema de destaque será o programa de desenvolvimento de submarino com propulsão nuclear. Quem abordará essa questão será o coordenador do programa, o almirante reformado José Alberto Accioly Fragelli. Uma nova palestra colocará em debate a capacitação de mão de obra no setor naval e terá a participação do contra-almirante do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Arthur Campos.

Financiamento

O Naval Summit terá também uma apresentação especial sobre financiamento para a encomenda e construção de embarcações no Brasil. Quem abordará esse assunto é o gerente do departamento de gás e petróleo e bens de capital sob encomenda do BNDES, Luiz Marcelo Almeida. O executivo falará sobre a importância das encomendas da Petrobras e Transpetro para o setor, além do desenvolvimento e capacitação do parque nacional de estaleiros com as construção de navios de alta tecnologia.

Completam o programa as palestras do presidente do Estaleiro Atlântico Sul, Angelo Bellelis, do presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção de Reparo Naval e Offshore (SINAVAL), Ariovaldo Rocha, e especialistas da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), AVEVA, Abimaq, Centro de Estudos em Gestão Naval (CEGN), SETAL/ SOG, Sobena e Trumpf Máquinas.

Workshop

Após a sessão principal, será realizado um workshop sobre ferramentas integradas de ferramenta e gestão para a idústria naval. Consultores da AVEVA apresentarão estratégias para reduzir custos e tempo de projeto na construção de embarcações, além de soluções integradas de projetos e ferramentas de gestão de informação.

O Naval Summit Brazil é promovido pelo Informa Group com a marca IBC e conta com o patrocínio da Trumpf, IRB-Brasil Re e AVEVA . A programação completa está disponível no site www.informagroup.com.br/maritimo ou pode ser solicitada na Central de Atendimento da IBC pelo telefone 11-3017-6808 e pelo e-mail imprensa@informagroup.com.br.