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Clippings - 06/07/11

Navegação interior interestadual na Hidrovia Solimões-Amazonas movimenta sete milhões de toneladas

A Hidrovia Solimões-Amazonas movimentou, em 2010, através da navegação interior interestadual, cerca de sete milhões de toneladas. De acordo com a Superintendência de Navegação Interior da ANTAQ, as linhas que mais se destacaram foram Manaus-Belém, com 2.264.600 toneladas transportadas, e Porto Velho-Itacoatiara (AM), com 2.224.491 toneladas movimentadas. Apenas essas duas linhas foram responsáveis por 64% do total de cargas movimentado na navegação interior interestadual, utilizando a Hidrovia Solimões-Amazonas.

Soja foi o produto mais movimentado na Hidrovia Solimões-Amazonas, com 2.554.790 toneladas ou 36,52% do total. Depois aparecem o semirreboque baú, com 2.531.171 toneladas (36,19%), e milho, com 496.822 toneladas (7,10%).

A Hidrovia Solimões-Amazonas, com quase sete mil quilômetros de extensão, é composta pelo Rio Solimões, pelo Rio Amazonas e por diversos afluentes. Os principais são Negro, Branco, Purús, Jari e Trombetas. A Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC) e a Administração das Hidrovias da Amazônia Oriental (AHIMOR) supervisionam a Solimões-Amazonas, na qual encontram-se dois portos organizados (Manaus e Santarém-PA), 20 terminais de uso privativo e uma estação de transbordo de carga.

Os principais rios que compõem a Hidrovia Solimões-Amazonas, com extensão utilizada para o transporte de navegação de cargas, são: Solimões (1620km), Amazonas (1508km), Negro (310km), Branco (398km), Purús (2449km), Jari (110km) e Trombetas (110km). A Hidrovia Solimões-Amazonas insere-se no Amazonas, Pará e Amapá. No entanto, o estudo da ANTAQ encontrou a navegação estadual apenas no Amazonas e no Pará.

“A importância do transporte de cargas na Hidrovia Solimões-Amazonas vai além dos aspectos econômicos, pois muitas linhas são utilizadas intensamente para o abastecimento de municípios devido à pequena malha rodoviária da região”, ressaltou o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior da ANTAQ, Adalberto Tokarski.

A Hidrovia Solimões-Amazonas é a mais importante do país. Nela, ocorrem todos os tipos de navegação interior, entre eles a travessia, a longitudinal de cargas e passageiros/misto, cabotagem e longo curso. Em relação à tonelada por quilômetro útil (TKU), o tipo de navegação que mais utilizou a hidrovia foi a cabotagem (51,2%), seguida pelo longo curso (36,2%) e navegação interior (12,6%).

Saiba mais

O estudo sobre a Hidrovia Solimões-Amazonas encontra-se no site www.antaq.gov.br, no link “estatísticas”. Lá, os interessados também podem pesquisar sobre a Hidrovia do Madeira. Os estudos sobre as outras hidrovias serão concluídos e disponibilizados em breve. “Esses trabalhos têm como objetivo apresentar o transporte de cargas realizado nas hidrovias brasileiras. Os dados têm como fonte o Sistema de Desempenho Portuário da ANTAQ”, informou o gerente.