unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/09/10

Navegação: peritos preconizam o uso do GNL como combustível

O gás natural liquefeito (GNL) é o combustível mais adequado para reduzir a poluição provocada pela navegação – palavras de Hermann J. Klein, presidente Comissão Executiva do Germanischer Lloyd, por ocasião do primeiro congresso da indústria ambiental, que decorre em Hamburgo em paralelo com a 24ª feira internacional da construção naval.

O GNL é muito mais respeitador do ambiente, que o combustível usado atualmente pela indústria, pois contém menos enxofre. A sua combustão é menos prejudicial ao clima, ao emitir menos CO2, responsável pelo efeito de estufa. O óleo combustível usado pelos navios tem a vantagem de ser relativamente barato, diz Klein, “mas a desvantagem de conter um teor relativamente alto de enxofre”. Desde o passado mês de julho há fortes restrições ao seu uso nos mares do Norte e Báltico, não sendo possível queimar combustíveis com mais de 1% de enxofre, contra os habituais 4% a 5%.

O preço do GNL é extremamente atraente, disse Klein. Mas tendo em conta o seu índice energético, o GNL custa metade do óleo combustível pesado usual. O que cobre perfeitamente o investimento nas alterações dos propulsores do petróleo para o gás, que tornam os propulsores, de acordo com os especialistas de cerca de 15% a 20% mais caros.