unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/05/13

Navio atinge torre de controle e mata 6 na Itália, 3 estão desaparecidos

Seis pessoas morreram e três estão desaparecidas após um navio cargueiro colidir com uma torre de controle no porto italiano de Gênova, disseram equipes de resgate nesta quarta-feira.

A torre, que tinha mais de 50 metros de altura e é similar às de aeroportos, desabou na água na noite de terça-feira após ser atingida pela proa do navio, o Jolly Nero.

Dois dos mortos eram oficiais da guarda costeira e um terceiro era um piloto do porto, disse a guarda costeira.

As outras três vítimas ainda não foram identificadas. Duas foram recuperadas dos destroços do elevador da torre, disse um porta-voz dos bombeiros.

O acidente aconteceu na mudança de turno da equipe e havia 13 pessoas na torre quando foi atingida, disse a guarda costeira.

Além dos mortos e desaparecidos, as autoridades disseram que quatro pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital. Duas ficaram gravemente feridas e uma tinha perdido um pé, disseram os investigadores.

O acidente ocorreu pouco depois das 23h (18h no horário de Brasília) em condições calmas, enquanto o Jolly Nero manobrava para sair do porto.

A promotora de Genova Michele Di Lecce abriu uma investigação e se concentra em um possível mau funcionamento do motor do navio ou no mecanismo de direção, informaram fontes judiciais.

Esse é o mais grave acidente marítimo na Itália desde que o cruzeiro de luxo Costa Concordia atingiu uma rocha e afundou perto da ilha de Giglio, em janeiro de 2012, matando 32 pessoas.

(Por James Mackenzie, Antonella Cinelli e Steve Scherer)