Uma embarcação da Northern Resolution, atracada no cais da Nit Sea Navegação, empresa do ramo marítimo, localizada ao lado da área do Porto de Niterói, estaria representando um risco para o meio ambiente.
Na última quarta-feira, o navio, que já está no local há dias, soltou uma espuma no mar. Representantes da Nitshore e Nitport alertaram o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que irá enviar ao local uma equipe do Serviço de Operações Emergenciais Ambientais (Sopea) para tomar as providências necessárias.
A embarcação já foi notificada pela Companhia Docas por ter entrado no canal de navegação e atracado a contrabordo na referente plataforma no Porto de Niterói sem ter avisado a autoridade portuária. No entanto, eles não responderam sobre o aviso. A Capitania dos Portos já está ciente.
De acordo com o gerente da Nitport, Luiz Henrique Temperini, o problema da espuma foi apenas o ápice para uma série de transtornos que as embarcações atracadas no cais da referida empresa vêm causando às que atuam na área do porto.
Ele ainda informou que toda embarcação quando fica atracada precisa de uma barreira de contenção, que fica ao redor, e a embarcação da Northern Resolution não cumpre a determinação. Já o diretor da Nit Sea Navegação, Roberto Santoyo, disse que não há motivos para preocupação.
“Não houve nenhum problema de vazamento de óleo ou relativo a produto químico. A espuma que saiu da embarcação era proveniente de uma máquina de lavar existente no navio. Quanto à barreira, não foi colocada ao redor do navio porque não estava ocorrendo nenhuma operação na embarcação que exigisse tal proteção e ao fato das embarcações atracadas umas às outras, estão todas na regularidade, declarou.