Um navio de carga que transporta 6.000 toneladas de solventes químicos está em grande dificuldade depois de colidir com um cargueiro em frente à costa da Bretanha (noroeste da França) nesta sexta-feira, e sua tripulação já foi evacuada, anunciaram as autoridades.
O YM Uranus, um navio-tanque químico de 120 metros de comprimento com bandeira de Malta, anunciou uma entrada de água importante depois de ter, aparentemente, se chocado com um cargueiro a 100 km da ilha de Ouessant, segundo as autoridades francesas.
Os 13 membros da tripulação foram evacuados por volta das 5h30 no horário local (00H30 de Brasília). O centro regional de operações de vigilância e salvamento desviou uma fragata da marinha francesa para a área do acidente, além de um rebocador de alto mar que navegava nos arredores de Brest.
O YM Uranus, que carrega 6.000 toneladas de solvente, ia de Porto Marguera, na Itália, para Amsterdí, na Holanda. Segundo os primeiros elementos da investigação, o navio teria colidido com o Hanjin Richzad, um cargueiro de bandeira panamenha que cobria a rota entre Las Palmas, nas Ilhas Canárias, e Rotterdam, na Holanda.