O diretor de ferrosos e estratégia da Vale, José Carlos Martins, confirmou que um navio tipo Valemax, mineraleiro de grande capacidade, atracou em porto da China em meados deste mês. O navio ancorou no mercado chinês, porém, carregado com um volume de minério de ferro inferior à capacidade da embarcação para adequar-se à legislação chinesa, disse o executivo da Vale.
“A estratégia para melhorar o sistema logístico [da Vale na exportação] continua muito bem”, disse Martins. Ele afirmou que uma nova estação flutuante, para transbordo do minério, deverá começar a operar na Malásia no início do próximo ano. A empresa colocou em operação neste mês, nas Filipinas, outra estação flutuante. Martins afirmou que essas estações funcionam como portos e são capazes de transferir 70 mil toneladas de minério de ferro por dia para navios menores, que faz a distribuição do produto no mercado asiático.
Martins afirmou ainda que a Vale está abrindo portos para o Valemax no Japão e discute a abertura de portos para os mineraleiros também na Coreia.
“Estamos cada vez mais flexíveis na estratégia [logística]”, disse Martins. Ele previu que a operação com os Valemax vai ajudar a companhia a reduzir custos. “Quanto maior o navio, menor será o custo de energia”, afirmou.