Por medo de ataques piratas, navios têm ancorado cada vez mais longe dos portos brasileiros. Comandante do navio Flamengo, da Aliança Navegação, afirmou em entrevista publicada no último dia 14 no jornal Folha de S. Paulo, ter aumentado em 37 quilômetros a distância de fundeamento do Porto de Santos.
Anteriormente, quando julgava ser uma área segura, o comandante Francisco Gondar mantinha a embarcação aguardando a ordem de atracação a 13 quilômetros da barra de Santos. Hoje em dia, fica a até 50 quilômetros. Quando está no Rio, ele para a 20 quilômetros, depois da ilha Rasa, pois considera a baía de Guanabara vulnerável.
Segundo dados, 18 embarcações foram atacadas por piratas nas proximidades de Santos, entre 2007 e 2008.
Os armadores que operam na costa brasileira recomendam que o navio permaneça com a âncora içada enquanto a ordem de atracar não for emitida. A ação preventiva é vista, na avaliação de especialistas do setor, como eficaz, apesar de aumentar o consumo de bunker.