unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 23/07/09

Navios se chocam na Barra de Santos

LYNE SANTOS E SAMUEL RODRIGUES

O navio-tanque Baltic Champion, de bandeira maltesa, e o graneleiro Amazing Grace, do Panamá, se chocaram ontem na Barra de Santos, nas proximidades do primeiro par de boias de sinalização. O acidente ocorreu por volta das 14 horas. As embarcações sofreram avarias nas laterais de seus cascos, mas ninguém se feriu, afirmou o capitão dos portos, capitão de mar-e-guerra Afrânio de Paiva Moreira Júnior.

Segundo a autoridade marítima, a colisão não prejudicou a navegação na região, apesar de ter ocorrido na rota de entrada e saída de embarcações no Porto. Ele destacou também que será seguido o procedimento padrão, com abertura de inquérito para investigação das possíveis causas do abalroamento. Oficiais da Capitania vão apurar se os navios estavam fundeados ou em movimento, quando se chocaram.

O graneleiro Amazing Grace estava carregado com 43 mil toneladas de açúcar. De acordo com Moreira Júnior, contudo, osnaviosnãochegarama derramar carga ou combustível no mar. A Cargill Agrícola S.A., agenciadora da embarcação, informou que o cargueiro seguiaparaa Índia.

Segundo a Praticagem de Santos, o Baltic Champion, agenciado pela Cone Sul, atracaria hoje no Porto de Santos. O Amazing Grace, por sua vez, chegou no último dia 18 e deixava o complexo santista.

A Tribuna apurou que um dos cargueiros, que se encontrava próximo à Ilha das Palmas, foi vistoriado ainda na noite de ontem.

MAU TEMPO

A Capitania dos Portos de São Paulo interrompeu a navegação no Porto de Santos às 17 horas de ontem, devido ao mau tempo. A decisão foi tomada após a chegada de uma frente fria à região. Às 19h30, o tráfego foi liberado para embarcações de até 11,8 metros de calado. Até as 21h45, o Porto continuava fechado para embarcações com medidas maiores a esta.

A Base Aérea de Santos registrou ventos com velocidade de até 47 km/h. Não foi estabelecida ligação entre o acidente com os dois navios e o mau tempo. (A Tribuna – C6 – 03/07/2009)