unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 19/11/13

Negociações entre Petrobras e Braskem – Relatório

A Petroquímica brasileira Braskem (NYSE: BAK) e a Petrobras (NYSE: PBR) não fizeram nenhum progresso em direção a um acordo sobre o investimento em novas plantas petroquímicas no site do Comperj, no Rio de Janeiro, de acordo com relatórios.

O surgimento do gás de xisto como fonte de matéria-prima petroquímica nos EUA levantou dúvidas sobre a competitividade do projeto Comperj.

Primeiro trem de refino da Petrobras no Comperj deve começar a operar em meados de 2016, mas a Braskem adiou uma decisão sobre fazer um EUA US $ 5 bilhões de investimentos estimados em nova produção petroquímica no site.

De acordo com uma reportagem do Valor Econômico, a Petrobras e a Braskem, até agora, não conseguiram chegar a um acordo sobre o preço da matéria-prima leve que a Petrobras vai fornecer a todas as novas plantas petroquímicas no Comperj.

Um funcionário do Ministério do Comércio e desenvolvimento do Brasil disse que o governo está a estudar formas de reduzir o preço do gás natural no Brasil, que poderia cair a partir de seu nível atual de EUA $ 14/MBTU de EUA $ 8-10/MBTU. Ele disse que faria o Comperj mais competitivo com a produção petroquímica nos EUA, onde o preço do gás caiu um preço tão baixo quanto $ 4/MBTU EUA.

No entanto, de acordo com o relatório, o Comperj ainda não seria competitiva em produtos, tais como o polietileno (PE).

Petrobras é a segunda maior acionista da Braskem, por trás da construção gigante Odebrecht.

A Braskem também está à procura de incentivos do governo brasileiro e do governo do estado do Rio de Janeiro antes de se comprometer com o Comperj.

Petrobras, Braskem Comperj negotiations stall – report
BNAmericas