unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 18/11/10

Negócios chineses no País impulsionam comércio

Os investimentos da China para o Brasil devem gerar tráfego marítimo intenso, de acordo com o presidente da Câmara Brasil-China de Comércio e Indústria, Charles Tang. Segundo o executivo, a nação asiática está investindo no País para garantir ampla gama de recursos necessários para apoiar o crescimento econômico.

Tang apontou para o fato de que este ano, o valor das exportações brasileiras de matérias-primas ultrapassou o setor industrial. Em concordância com este cenário, a China está depositando uma importância estratégica no País para provisão de vários recursos-chave, como minério de ferro para abastecer o setor siderúrgico e commodities para abastecimento da indústria alimentar.

Todos estes investimentos devem gerar um aumento do comércio entre os dois países, oferecendo maiores oportunidades para as companhias marítimas, pontuou. Ele acrescentou que o Brasil também tem grande potencial para o transporte marítimo mundial de outras formas.

Os armadores devem olhar mais atentamente para o Brasil. A navegação brasileira não está fechada para companhias estrangeiras, embora ainda existam algumas leis dando preferência aos proprietários locais para certos comércios, disse o executivo, fazendo referência ao FMM (Fundo da Marinha Mercante), que oferece financiamento governamental para a construção de embarcações a serem utilizadas no mercado interno.

O executivo deu o exemplo dos investimentos da petrobras na construção naval. À medida que os construtores navais brasileiros desenvolvem suas experiências e conhecimentos no setor, especialmente para navios de apoio offshore e indústrias de gás, é provável que as companhias devem procurar unidades em outros países, teorizou Tang.