unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/11/21

New Fortress autorizada a construir Terminal Gás Sul

Fonte: Terminal Gás Sul
Fonte: Terminal Gás Sul

New Fortress Energy recebeu aval da ANP para a construção do Terminal Gás Sul, na Baía de Babitonga, em Santa Catarina. Incorporado ao portfólio do estadunidense após a aquisição da Golar Power, o empreendimento aguardava autorização da agência desde fevereiro e está previsto para entrar em operação no primeiro trimestre de 2022.

Publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira (5/11), a autorização prevê ainda a construção do gasoduto Itapoá-Garuva, de 32,8 km de extensão, interligando o terminal de regaseificação de GNL da New Fortress à malha de transporte da TBG, por meio do Gasbol. O duto ocupará faixa compartilhada com o oleoduto Ospar, que conecta o Terminal de São Francisco do Sul à Repar, o que dispensa nova intervenção territorial.

O projeto do Terminal Gás Sul consiste em um navio FSRU amarrado a dolfins (estruturas marítimas acima do nível do mar, sem conexão com infraestrutura em terra) na Baía de Babitonga, a 300 metros da costa. O GNL a ser regaseificado será transferido por navios metaneiros por meio de operações ship to ship, cujas manobras serão apoiadas por quatro rebocadores.

O FSRU tem capacidade de regaseificação prevista em 15 milhões de Nm³/dia, em dois trens com vazão de 7,5 milhões de Nm³/dia cada.

Créditos: Terminal Gás Sul

Em agosto, quando entrou com pedido de autorização para construir o ponto de conexão ao duto Itapoá-Garuva, a TBG informou ao PetróleoHoje que gasoduto movimentará inicialmente 5 milhões de m³/dia de gás natural, podendo chegar a até 15 milhões de m³/dia no futuro – esta é a vazão máxima autorizada pela ANP, conforme publicado na sexta-feira (5/11).

Na última semana, a New Fortress anunciou que firmou contratos para o suprimento de GNL, via Terminal Gás Sul, a termelétricas vencedoras do leilão emergencial, realizado em outubro. A companhia projeta fornecimento de aproximadamente 3,4 mil m³/dia de GNL para essas plantas ao longo de 44 meses, de maio de 2022 ao final de 2025.

O empreendimento em Santa Catarina é um dos quatro terminais de GNL da New Fortress no Brasil. No início do ano, a estadunidense fez uma série de aquisições no mercado de gás e eletricidade no país, que levaram à incorporação dos terminais de Barcarena (PA), Celse (SE), Porto de Suape (PE) e Gás Sul (SC).

Fonte: Revista Brasil Energia