unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 08/05/23

New Fortress Energy conclui construção do terminal de GNL de Barcarena

Construção do Terminal de GNL de Barcarena, no Pará / Créditos: New Fortress

New Fortress Energy concluiu a construção do terminal de GNL de Barcarena (PA), de acordo com relatório financeiro do primeiro trimestre de 2023 divulgado na quinta-feira (4). A companhia também informou que a construção da usina termelétrica (UTE) Novo Tempo, de 630 MW, localizada no mesmo terminal, está em andamento.

A empresa norte-americana prevê que o início das operações da usina será em julho de 2025, em conformidade com o Power Purchase Agreement (PPA) de 25 anos com as distribuidoras brasileiras. Ademais, ela espera que o início das operações do terminal sejam ainda em 2023.

Adquirido em 2021, o terminal terá capacidade para regaseificar 15 milhões de m³/dia de gás natural, que serão escoados por um gasoduto de 20″ com 3,4 km de extensão até a Estação de Transferência de Custódia, situada na área da termelétrica citada. A New Fortress firmou um contrato de EPC com a Mitsubishi e a Toyo Setal para a construção da usina.

Além deste terminal, a New Fortress possui em seu portfólio o Terminal Gás Sul (TGS), localizado no município de São Francisco do Sul (SC). Este terminal irá escoar o gás por um gasoduto submarino que corre sob a Baía da Babitonga até sua margem norte, na cidade de Itapoá, com expectativa para o início da operação neste ano.

Sua construção foi autorizada pela ANP em 2021 e, em fevereiro de 2022, a TBG conseguiu a autorização da primeira etapa de interligação de suas instalações ao terminal. Em janeiro deste ano, a ANP autorizou a TBG ampliar a estação de medição de Garuva (SC), parte do projeto de interligação.

Sobre os resultados financeiros, a New Fortress registrou um lucro líquido de US$ 152 milhões e a receita de US$ 579 milhões. Estes valores representaram, ante o mesmo período de 2022, uma queda de 37% e um aumento de 14,6%, respectivamente.

Fonte: Revista Brasil Energia