Em visita ao Porto de Itajaí na última semana, um grupo de executivos da Fiat Group, controladora das empresas New Holland, CNH Latin America e outras ligadas ao setor automobilístico, mostrou interesse em incrementar as operações através do complexo portuário. A empresa já havia atuado anteriormente em Itajaí com importações e exportações até as enchentes de 2008, transferindo posteriormente os serviços para Santos.
Queremos intensificar nossas operações no Porto de Itajaí, devido aos serviços enxutos e integrados, afirmou a executiva de comércio exterior da empresa, Elizete Zati de Jesus. Parte de suas importações de peças e partes para tratores e colheitadeiras da New Holland já havia sido repassada para o complexo.
O diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham, destaca a importância do retorno da empresa para o Complexo e diz que a Autoridade Portuária não vai medir esforços para atender cada vez melhor as necessidades da empresa. A New Holland já chegou a exportar parte de sua produção pelo Porto de Itajaí e o seu retorno nos abre grandes perspectivas com relação à diversificação de nossas operações, disse Grantham.
Atualmente, o Porto de Itajaí é responsável por 70% da economia de Santa Catarina, considerado o maior porto exportador de itens frigorificados da América Latina e o segundo maior de contêineres, tendo reinaugurado neste mês o berço 1 através de iniciativa da SEP (Secretaria Especial de Portos).