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Clippings - 10/10/11

Nissan investirá mais de R$ 2 bilhões na construção de fábrica no RJ

A Nissan anunciou que vai investir US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 2,6 bilhões) na construção de uma fábrica no Brasil. A nova unidade fabril da marca japonesa no país será instalada em Resende, no Rio de Janeiro, mesma cidade que abriga a planta da MAN Latin America.

Fábrica – De acordo com a montadora, essa nova fábrica está prevista para começar a produzir no primeiro semestre de 2014. A capacidade produtiva da unidade será de até 200 mil veículos ao ano, bem superior à produção atual de 59 mil unidades/ano, provenientes da planta industrial da Renault, localizada em São José dos Pinhais (PR), que continuará a produzir os modelos Nissan Livina, Grand Livina, X-Gear e o Frontier.

A companhia ressalta que Resende foi escolhida por sua proximidade com os portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro, bem como pela disponibilidade para início da produção em curto espaço de tempo e fácil acesso à mão de obra qualificada e fornecedores. Segundo a Nissan, a nova planta industrial é um passo importante na sua estratégia como fabricante líder nos mercados do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), grupo de países que vem demonstrando um rápido crescimento – de pouco menos de 50 mil unidades da marca em 2011 para cerca de 1,2 milhão de unidades até o final do ano fiscal de 2010.

Em meados deste ano, a companhia divulgou detalhes da Nissan Power 88, uma estratégia de médio prazo que inclui os planos de se tornar a marca asiática líder da indústria automotiva no Brasil – a quarta maior do mundo em volume de produção – e atingir pelo menos 5% do mercado no país até 2016. Assim como ocorrido na China, Rússia e Índia, estamos investindo em regiões que apresentam maior potencial de crescimento. O Brasil tem se mostrado o motor que impulsiona o crescimento do mercado latino-americano. Estamos ansiosos para contribuir para o cenário econômico brasileiro e sua indústria automotiva, no século 21”, comenta Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan Motor.

A companhia adianta que deve lançar dez novos produtos no Brasil até 2016, quando planeja chegar a 239 concessionárias em sua rede no país contra as 117 lojas que tem atualmente. O objetivo da Nissan é aumentar a sua penetração na cobertura de segmentos do mercado de 23%, antes do lançamento do March, seu primeiro carro popular no país, para mais de 87% até 2016. Já em novembro, a marca lança o Versa, seu primeiro sedí, o que aumentará sua cobertura de mercado para 83%.