unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 20/12/12

Niterói fica fora de licitação

Quatro estaleiros, sendo três de países estrangeiros (China, Singapura e Austrália) e um do Ceará apresentarão, amanhí, a documentação necessária para licitação internacional, realizada pela Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro (Sectran), para a contratação do fabricante das nove embarcações para o sistema de transporte aquaviário do Estado.

O fato de nenhum estaleiro de Niterói participar da licitação surpreendeu, já que a cidade é um importante polo da indústria da construção naval.
Para o vereador Milton Cal, ex-secretário municipal da Indústria Naval, os estaleiros niteroienses devem ter “esbarrado em algum item da concorrência pública”.

“Niterói é um celeiro de mão de obra qualificada, nossos estaleiros têm todas as condições de construir embarcações. Mas acredito que, de repente, eles não tenham se adequado a todos os itens e por isso não conseguiram participar do processo”, disse.

Já o Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval) preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Proposta – Os estaleiros já haviam apresentado propostas, no último dia 29, porém todos estavam com pendências na documentação, segundo a Secretaria Estadual de Transportes. As propostas são direcionadas para dois diferentes lotes: um de sete embarcações com capacidade para 2 mil passageiros e outro de duas com 500 lugares.

As empresas que apresentaram propostas foram: Afai Southern Shipyard, da China; Marinteknik Shipbuilders, de Singapura/Malásia; Aluminiun Boat, da Austrália; e a brasileira Inace (Indústria Naval do Ceará). O resultado de qualificação técnica está previsto para ser anunciado amanhí.