unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 17/08/11

No mínimo três ZPEs devem sair do papel até o final deste ano

São Paulo – Até o final do ano o Brasil deverá ter três Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) em pleno funcionamento. Esta é a expectativa do presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Braga.

Segundo Braga, hoje existem 22 ZPEs aprovadas por decreto presidencial, sendo que sete devem estar prontas para o comércio exterior pois estão na fase do processo de alfandegamento pela Receita Federal para conseguirem seu alvará.

Temos diversas ZPEs que já foram aprovadas e agora precisam passar pelos processos burocráticos para entrar em vigor. Dentre estas etapas está a de alfandegamento, que consiste na determinação do espaço real destinado a abrigar as empresas que irão funcionar dentro das ZPEs, concedido pela Receita Federal. As outras 15 ZPEs estão em outros níveis para inserção de infraestrutura e logística, na busca por empresas para funcionarem dentro da zona, entre outros passos necessários para seu funcionamento, relata.

Segundo Braga, as primeiras ZPEs que deverão entrar em vigor são a de Acre, Teófilo Otoni (MG), Araguaína (TO), Suape (PE), Ilhéus (BA), Bataguaçu (MS) e Pecém (CE).

As três primeiras já possuem infraestrutura desenvolvida, e logística para o transporte dos produtos junto aos portos, e deverão ser as primeiras a sair do papel, e o farão ainda este ano. Mas esperamos que as 22 estejam em pleno funcionamento até o final da gestão de Dilma Rousseff, pondera.