O armador dinamarquês Norden encomendou quatro novos graneleiros para serem utilizados no embarque de alumínio da América do Sul para a costa leste do Canadá.
Dos quatro novos pedidos, dois deles são da classe handysize com o estaleiro japonês Onomichi e os restantes são modelos padrão encomendados com o estaleiro Hyundai Mipo, do Vietní.
Os pedidos das embarcações de 37 mil dwts foram fechadas após um novo contrato de afretamento com a mineradora Rio Tinto, com quem o armador já tem uma série de acordos de longo prazo. As novas unidades devem ser entregues entre o segundo semestre de 2012 e o primeiro semestre de 2013.
A carteira de encomendas da empresa compreende a construção de 16 novos navios Handysize e cinco navios para afretamento de longo prazo. Todas as novas embarcações serão entregues até 2013 e com elas a Norden pretende reforçar sua posição no mercado Handysize.
Segundo a Clarkson Research, a atual frota de navios drybulk com porte bruto entre 10 mil dwts e 39.999 dwts está avaliada em 2.995 navios, sendo que mais da metade tem mais de 20 anos de idade e estão sujeitas a demolição em breve.
A Norden opera atualmente 24 navios Handysize, entre unidades afretadas ou próprias, enquanto que o resto de sua frota drybulk é composta por 37 navios Handymax, 66 panamaxes e nove capesizes. Sua carteira de encomendas drybulk total é composta de 38 navios.