Graças a um programa de geração de créditos de carbono a partir de atividades de conservação na Amazônia, a Norsul se tornou a primeira empresa 100% carbono neutro no segmento da cabotagem o mundo. O objetivo da empresa é compensar as emissões de seus navios em projetos que revertam a tendência de desmatamento na floresta. Os créditos também incentivam o desenvolvimento socieconomico de comunidades locais. Desde janeiro de 2020, a Norsul neutraliza as emissões em parceria com a Biofílica, uma empresa especializada em desenvolvimento de carbono florestal.
“Esta iniciativa beneficia vários públicos como colaboradores da Norsul, Biofílica, comunidades ue vivem nas áreas conservadas na Amazônia e também nossos clientes, que contam com uma vantagem competitiva única ao escolherem a companhia, uma vez que todas as viagens de transporte de cargas têm a garantia de ser carbono neutro”, afirma o diretor-presidente da Norsul, Ângelo Baroncini.
De maneira geral, o transporte marítimo emite cerca de 940 milhões de toneladas de CO2 anualmente e é responsável por cerca de 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa, segundo a Organização Marítima Internacional (IMO). Tentativas de reduzir ou compensar essas emissões são cada vez mais cobradas do setor, já que, sem elas, a própria IMO prevê que as emissões poderiam crescer entre 50% e 250% até 2050, prejudicando os objetivos do Acordo de Paris.
Em outra frente de sustentabilidade, a Norsul trabalha para reduzir o estresse que a navegação causa às baleias jubarte na região de Abrolhos, no Sul da Bahia. O Projeto Jubarte, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), busca alternativas para reduzir os riscos de atropelamento de animais por embarcações. Todos os anos, entre junho e julho, e também em novembro, as baleias saem das ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, ao sul do continente, e atravessam cerca de 4,5 mil quilômetros para acasalar, dar à luz e amamentar filhotes na Bahia.
Tag: Escritório de advocacia de direito marítimo, cabotagem, advogado de Direito marítimo, escritório de advocacia no Rio de Janeiro, escritório de advocacia no Rio de Janeiro, advogado RJ, escritório de advocacia em Brasília, escritório de advocacia em Vitória e escritório de advocacia em São Paulo
Fonte: Revista Portos e Navios
Leia mais