
A Aliseo investirá R$ 500 milhões na instalação de uma base de carregamentos flexíveis no Porto do Açu (RJ), conforme nota divulgado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro na quinta-feira (20). De acordo com o anúncio realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (SEDEERI), a base irá entrar em operação em maio de 2023.
A base será instalada em uma área de 160 mil m², fornecendo à indústria de O&G no auxiliando os serviços de carregamento, descarregamento, manuseio, controle, transporte e armazenamento de bobinas e acessórios de flexíveis submarinos utilizados nos campos do pré-sal. A estimativa é de que a instalação crie 500 empregos diretos e cerca de mil indiretos em São João da Barra.
“É um conjunto de serviços de engenharia e logística, fundamentais para apoio às operações submarinas da indústria petrolífera na Bacia de Campos, que reforçará o protagonismo do Porto do Açu e do estado como hub logístico nacional”, segundo o secretário da SEDEERI, Cássio Coelho, durante a reunião.
A Aliseo é uma empresa brasileira de soluções logísticas, serviços de energia e infraestrutura, tendo sido criada pelo Consórcio 3T Flexíveis, formado pela Transdata, empresa especializada em engenharia e movimentação de cargas, e pela Splenda Offshore, empresa especializada em logística titular da concessão do Terminal Portuário de Angra dos Reis (TPAR).
A Petrobras se manifestou sobre o anúncio da construção da base logística. Em nota, esclareceu que possui um contrato com a 3T Flexíveis para prestar os mesmos serviços descritos, com prazo de mobilização contratual também em maio de 2023, mas que não possui, atualmente, contrato em vigor com a Aliseo.
Fonte: Revista Brasil Energia