unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 05/06/25

Nova geração de Guaibamax da Vale tem previsão de entrada em operação entre 2027 e 2029

Ao todo, 10 navios com capacidade de transportar até 325 mil toneladas de minérios e 14% mais eficientes que a geração atual serão incorporados à frota que opera para a companhia 

A nova geração de navios que transporta minério para a Vale, classe Guaibamax, tem previsão de entregas para incorporação à frota dedicada à companhia para o período de 2027 a 2029. O pacote afretado pela mineradora tem um total de 10 Very Large Ore Carriers que serão construídos em estaleiro na China pelo armador que venceu concorrência internacional. As embarcações serão 14% mais eficientes que a geração atual, com até 90% de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), considerando o uso de metanol como combustível.

Esses navios mineraleiros, com 325 mil toneladas de capacidade, poderão atracar nos terminais portuários da Ilha da Guaíba (RJ), Tubarão (ES) e Ponta da Madeira (MA). O diretor de navegação da Vale, Rodrigo Bermelho, afirmou que o pacote terá o ‘estado da arte’ de tecnologias de redução de emissões, aproveitando os avanços de soluções já implementadas e que vem sendo aprimoradas em outras embarcações da frota da companhia.

“Fizemos um esforço, a partir do nosso projeto de pesquisa, de incorporar todas as tecnologias que estavam dando resultados positivos, com vistas à eficiência energética e também a nossa estratégia de avançar na utilização dos combustíveis alternativos, nesse modelo de dar o primeiro passo, mas manter as opções abertas para uma mudança no futuro”, disse Bermelho, nesta quarta-feira (4), após apresentação em painel do Brasil@Nor-Shipping, na Nor-Shipping 2025, que acontece esta semana em Lillestrom, Noruega.

Bermelho acrescentou que a Vale faz mais de 1.000 embarques por ano, exportando 300 milhões de toneladas. “Esses navios vêm a adicionar uma camada de contratos de uma parte do transporte das 300 milhões de toneladas”, explicou.

Fonte: Revista Portos e Navios