unitri

Filtrar Por:

< Voltar

Clippings - 10/05/24

Nova instalação de hidrogênio no Piauí recebe impulso de US$ 30 milhões

A Green Energy Park (GEP) Global, uma franquia de energia renovável, assinou um acordo definitivo para financiamento de US$ 30 milhões e obteve os direitos de longo prazo para as instalações do terminal portuário de hidrogênio em Luis Correia, Piauí. O evento é um passo à frente em sua jornada construir uma grande planta de produção de hidrogênio e derivados no país.

A GEP, fundada em 2023, informa que tem como objetivo produzir hidrogênio renovável em locais de custos competitivos, com foco inicial no Nordeste do Brasil. A intenção é distribuir seus combustíveis verdes para indústrias e empresas de transportes, com missão de ajudar a descarbonizar setores da economia.

A Green Energy Park Piauí é a primeira planta de produção de hidrogênio da GEP, para 10,8 GW de capacidade de eletrolisador quando totalmente construída.

“Trabalhar em estreita colaboração com compradores em todo o mundo permite uma nova abordagem para projetar, construir e operar uma cadeia de abastecimento de hidrogênio verticalmente integrada. A Green Energy Park está fazendo parceria com uma ampla gama de usuários de energia, oferecendo uma solução de custo competitivo para suas necessidades de descarbonização”, observou a companhia.

Bart Biebuyck, CEO da GEP, afirmou: “O mundo corre o risco de ficar para trás nos seus objetivos climáticos. A urgência de agir é agora. Apesar dos muitos esforços e programas para travar as alterações climáticas, as emissões provenientes de combustíveis fósseis, incluindo carvão, petróleo e gás, atingiram um novo recorde em 2023. Para atingir emissões líquidas zero de carbono até 2050, precisamos de instalar 6.000 gigawatts de capacidade de eletrolisador ao redor do mundo. Esta é uma tarefa monumental. A boa notícia é que isso pode ser feito. Não é tarde demais para agir. Mas devemos agir agora”.

Para a empresa, o Piauí está prestes a se tornar o marco zero da revolução do hidrogênio.

Victor Hugo Almeida, CEO da Investe Piauí, comentou: “O estado do Piauí oferece algumas das melhores condições do mundo para a produção de hidrogênio verde. O governo do estado e o governador, Rafael Fonteles, estão totalmente comprometidos em desbloquear o grande potencial da nossa dotação única de recursos naturais em benefício dos nossos cidadãos, do clima e, na verdade, do mundo”.

Fonte: Revista Portos e Navios